Baú do Cascione: Meu primeiro escritório








Depoimento ao jornalista Thell de Castro

Vicente, conte-nos a respeito deste escritório que vemos na foto.


No começo da minha carreira, meu “escritório” era, na verdade, uma sala emprestada por um amigo meu no seu escritório de engenharia. Esse pessoal da foto trabalhava com ele. Ali, eu só era proprietário da máquina escrever (foto), uma Olivetti 44, que ganhei de presente de meu pai quando conclui o curso de Direito.

O que você estava fazendo nesta ocasião?

Colhia o depoimento de uma pessoa, para fazer prova no Júri, relativa a um caso de homicídio, cometido contra uma prostituta, ocorrido no Hotel Monte Alegre, situado defronte à estação de trens do Valongo. O prédio desse hotel, que muitos anos antes, tinha servido como sede da Câmara Municipal de Santos, foi destruído por um incêndio, só permanecendo de pé suas paredes. No local, atualmente, está sendo construído o Museu Pelé.

O juiz me nomeou para defender o cidadão acusado do crime. Ele era uma pessoa pobre e fiz a defesa, evidentemente, sem receber honorários, como em várias outras ocasiões em que fui nomeado pelo juiz. Ainda assim, eu corria atrás da produção das provas. Então, trouxe o cidadão, um policial, para depor. Depois ouvi algumas prostitutas, no interior do próprio hotel, fiz as provas, e, no final, consegui absolver o réu. Deve ter sido entre 1966 e 1967.

Onde se situava o escritório?

Na Rua João Pessoa, num pequeno prédio de 3 andares, em frente ao edifício do jornal A Tribuna. Não é, e nem era usual, um advogado ouvir particularmente uma testemunha, algo que, de um modo geral, os advogados não fazem. Mas, eu sempre procurava colher declarações e sair em busca de provas. Isso criava polêmica, porque a prova era obtida unilateralmente. Mas, eu não me importava. Ia atrás da prova, sempre tentanto encontrar a verdade.

Busca



Newsletter

Cadastre o seu e-mail abaixo e receba as nossas newsletters:




Parceiros

City Parking Melting-Pot Production Anuncie aqui Cascione Advogados Associados